Foi a primeira capital do Brasil, e hoje reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. Dividida em Alta e Baixa, é fácil vislumbrar os atrativos em cada esquina. É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões que abrigam museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo. Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar em um dos cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. A mistura de raças, culturas, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios elétricos.

PACOTES EM DESTAQUE

Localização

localizada da região nordeste do país, é a capital do Estado da Bahia

Fuso Horário

GMT -3:00 (Brasília)

Eletricidade

110v

Clima

Temperatura média anual de 27°C

Gastronomia

No quesito gastronomia, as ofertas vão além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco. As receitas típicas, que mesclam com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portuguesas, levam à mesa delícias como bobó, moqueca e caruru, sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.

Código de área

71

Outras Informações

O verão é, sem dúvida, a melhor época para sentir o alto-astral da cidade, acompanhar os ensaios dos blocos de Carnaval e participar das festas religiosas que acontecem nos largos das igrejas. Com um dos mais concorridos Carnavais do país, Salvador atrai foliões ávidos por correr atrás dos trios elétricos que desfilam dia e noite. Três circuitos agitam a cidade: Osmar, que reúne as mais conhecidas bandas de axé que desfilam pelo Campo Grande; Dodô, com os chamados trios alternativos e que circulam entre as praias da Barra e da Ondina; e Batatinha, que movimenta o Pelourinho com clima de Carnaval de antigamente, regado a muita marchinha.