Vietnã é um país asiático, localizado na Indochina. A história do Vietnã está documentada há mais de 2.500 anos. Durante mil anos, esta região foi dominada por sucessivas dinastias do império chinês. A independência do Vietnã foi gradualmente corroída pela França - ajudada por grandes milícias católicas colaboradoras - em uma série de conquistas militares entre 1.859 e 1.885, e após esse período o país inteiro passou a fazer parte da Indochina francesa.

Quando a guerra terminou, a França tentou restabelecer o controle, mas não conseguiu. Os franceses foram derrotados na Batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta armada, comandada por Giap em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos Estados Unidos, mas na Conferência de Genebra o Vietnã foi dividido em dois países separados, conhecidos como Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.

Em Julho de 1.976, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) uniram-se na República Socialista do Vietnã.

O Vietnã guarda segredos à espera de serem descobertos pelos visitantes. Em Hanói, com sua história de mil anos, veteranos de guerra caminham calmamente pelo labirinto formado pelas ruas do Old Quarter, enquanto mulheres de diferentes idades vendem frutas frescas penduradas em cestos de bambu e com os tradicionais chapéus em forma de cone na cabeça. As mais de três mil ilhas da região de Baía de Halong atraem quem busca natureza, enquanto as lanternas e as mansões coloniais coloridas de Hoi An satisfazem aos que anseiam por um pouco de história e cultura locais. Templos budistas se espalham de norte a sul do país em meio a plantações de arroz e pastos com búfalos. Caótico e pacífico, mítico e com um pé na modernidade, o país é também o motor econômico desse quinhão da Ásia. É, também, um país que ficará gravado na memória do viajante para sempre.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Passaporte com prazo de validade superior a 06 meses.

Vistos e vacinas

Brasileiros necessitam de visto para terem entrada no Vietnã. Os vistos turísticos têm validade de um mês e levam aproximadamente sete dias úteis para serem emitidos.

Consulte-nos para mais informações e acesse: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/alerta-aos-viajantes/vietna-1/. É obrigatório apresentar o comprovante internacional de vacina contra febre amarela. Além disso, recomenda-se tomar também as vacinas contra Hepatite A (em duas doses, sendo que ao tomar a primeira, a pessoa já estará imune), contra tétano e febre tifóide. É importante informar que as vacinas devem ser tomadas com antecedência - no caso de febre amarela, até 10 dias antes da viagem - para não ser surpreendido com a falta de alguma delas na ocasião da procura nos hospitais.

Localização

localizado na Indochina, e limitado a norte pela China, a leste e a sul pelo Mar da China Meridional, e a oeste pelo Golfo da Tailândia, pelo Camboja e pelo Laos.

Idioma

vietnamita (oficial).

Moeda

Dong (VND)

Fuso Horário

+10h em relação ao horário de Brasília.

Religião

budismo 67%, cristianismo 8% (católicos), outras 25% (1992).

Eletricidade:

A tensão elétrica é de 110/120 voltz a 50 Hz.

Clima

Clima monsônico. As chuvas aparecem em maio e setembro. Na costa e no centro do país estendem-se até janeiro, no norte a temperatura abaixa mais que no sul onde a média é de 30 graus centígrados.

Gastronomia

A comida vietnamita é reconhecida por suas qualidades nutritivas. Em seus diversos pratos deixa-se sentir a influência chinesa e a comida oriental da região. Costuma-se combinar as carnes com arroz e os vegetais com preparados agridoces. Um dos pratos mais populares é o bun thang que elabora-se a base de frango. Também pode-se destacar o pho que é uma sopa de frango com especiarias, e os belos ban cuori, ovos recheados de carne. Os nem ran, são enrolados crocantes recheados de cerdo, carne de caranguejo e champignons,servidos usualmente com verdura.

Código de área

+84.

O que levar

Leve roupas discretas. O povo vietnamita geralmente veste-se de modo discreto e modesto. Nas grandes cidades como Hanói, Saigon e Nha Trang, o “minivestido” é bastante popular com as jovens garotas vietnamitas. Entretanto, você irá notar que a maioria das pessoas se veste de modo cuidadoso e discreto, assegurando-se de terem os ombros e os joelhos cobertos. As roupas são um símbolo de status, e as marcas famosas são muito valorizadas.

Os viajantes também irão perceber que, ao vestirem-se de modo similar aos locais (ou seja: modesta e discretamente), estes se mostrarão muito mais receptivos. Leve na bagagem de mão material de primeiros socorros e remédios que esteja usando.

Produtos de higiene feminina: são muito difíceis de encontrar e os absorventes internos simplesmente não existem no país. Roupas de modelos e tamanhos ocidentais não são facilmente encontradas, portanto é melhor levar aquilo que você irá precisar. Sapatos e sandálias em tamanhos ocidentais também são raros Sua bagagem deve ser pequena e fácil de carregar.

Solução para lentes de contato não são encontradas no Vietnã. O que não levar: Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão. Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc). Shorts curtos, mini-blusas e vestidos muito decotados não são roupas apropriadas para quem vai ao Vietnã.

Melhor Época

A melhor época para visitar o Vietnã é no mês de Agosto a Março. Algumas pessoas preferem visitar o Norte em junho e julho, uma vez que estes dois meses são ensolarados e muito apropriado para visitar a baía de Halong, que foi duas vezes reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.