A Chapada dos Veadeiros está localizada no coração do Estado de Goiás, a 230 quilômetros de Brasília/DF e é conhecido por suas belezas naturais e pelos cenários únicos repletos de cachoeiras, grutas, cânions, vales, além da água cristalina e rica biodiversidade. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, proporciona aos visitantes a realização de passeios inesquecíveis por vários cenários. As principais cidades da Chapada são Alto Paraíso de Goiás e a pequena Vila de São Jorge, cada uma com o seu charme, hospitalidade, encanto, magia e particularidades, oferecendo aos amantes da natureza, todo conforto, aconchego, culinária fantástica, cultura e belezas naturais.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Documentos - Para brasilieros é necessário documento de identificação com foto (RG) e para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessário autorização reconhecida em cartório.

Localização

A Chapada dos Veadeiros localiza-se na região central do Brasil, no estado de Goiás, a 230 quilômetros de Brasília e é considerada uma das regiões com maior quantidade de água potável do mundo, santuário da ecologia, do misticismo e das terapias naturais. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação ambiental, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Seus platôs chegam a 1.680 metros do nível do mar e seu solo abriga um enorme acúmulo de cristais de quartzo, além de possuir uma enorme diversidade de nascentes e uma rica vegetação de cerrado de altitude.

Fuso Horário

GMT -3:00 (Brasília)

Eletricidade

220v

Clima

O clima na Chapada dos Veadeiros é semitropical, com temperaturas médias entre 21º e 22ºC. Os meses de seca vão de Maio a Setembro, onde a média é de 25ºC durante o dia e 18ºC durante a noite. Os meses de Outubro a Abril abarcam o período das chuvas, onde é possível visualizar a exuberância das cachoeiras.

Gastronomia

A culinária típica da região da Chapada dos Veadeiros, tem sua herança na alimentação dos escravos e dos garimpeiros que ocuparam a região. Alguns pratos como a Matula, uma espécie de feijoada que inclui carne de porco, carne de sol, linguiça, lombinho e vários temperos, a Galinha ao Molho Pardo, feita com o sangue do próprio animal, o Arroz com Pequi e o Ensopado de Carne Seca com Banana Verde são considerados até hoje pratos muito nutritivos e renovadores na região. Outra atração são as frutas do cerrado como o pequi que faz parte da culinária local e está presente nos pratos quentes como o arroz e as carnes. Algumas frutas também tem seu berço na Chapada dos Veadeiros como a Guabiroba (tipo de palmito amargo muito saboroso), a Mangaba e a Tangerina Ponkan.

Código de área

Alto Paraíso de Goiás/DF - 62

Melhor Época

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante o ano todo. Durante a época da seca (Maio a Setembro) é possível visualizar as águas cristalinas com mais precisão, onde o clima especial sem chuvas é ótimo para banhos nas cachoeiras. A época das chuvas (Outubro a Abril) tem um visual ímpar, onde as cachoeiras mostram toda a sua exuberância, a vegetação fica bem verde e o clima fica muito agradável para fazer caminhadas, além disso, algumas cachoeiras só podem ser vistas somente nesse período.

Observações Importantes

Não são permitidos: acampar, coletar material biológico (vegetal ou animal) ou mineral sem autorização oficial, fazer uso de fogo. Observe os animais silvestres à distância e não dê alimentos a eles. Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza natural sem agredir a natureza. Mantenha porteiras e cancelas fechadas, evitando a fuga de animais para propriedades vizinhas e/ou ambientes rurais. Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos) para trazê-los de volta. Não queime nem enterre o seu lixo, pois, animais silvestres podem achar e espalhar pelo local. Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas pelo guia, não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição de raízes e plantas inteiras. Mesmo se a trilha estiver molhada e lamacenta, mantenha-se nela. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Leve sempre itens essenciais como: lanterna, agasalho, capa de chuva, em estojo de primeiros socorros, alimento e água, mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração. Denuncie agressões contra o meio ambiente aos órgãos responsáveis.