Quênia, ou Kenya, é um país do leste do continente africano, e também um dos mais desenvolvidos da África. Sua capital, Nairóbi, é uma cidade desenvolvida com todos os tipos de serviços.

Sabores, cores, tambores, safáris, costumes tribais, rituais, fome, miséria, desigualdade social – estas são as diversas faces do Quênia. Sua geografia física é bem variada, sendo sua divisão muito marcada pela linha do Equador. O relevo acima da linha do Equador tem planícies enquanto que ao sul temos montanhas, com seu maior pico no monte Kilimanjaro, com 5895 metros (inclusive este é o pico mais alto da África. O Kilimanjaro faz fronteira entre o Quênia e a Tanzânia).

O Quénia é um paraíso de mar e rios, lagos e o oceano Índico, parques nacionais e reservas naturais, uma fauna dominada por rinocerontes pretos, leões, leopardos, hipopótamos, girafas, rinocerontes cinzentos e mais de mil aves diferentes entre si pelicanos e flamingos.

O chá e o café são seus principais produtos de exportação, mas é no turismo que se concentra umas das maiores riquezas do país, sobretudo por causa de seu belo litoral de cerca de 500 quilômetros e pelas savanas, onde ficam os famosos Parques Nacionais. O principal deles é a reserva de Masai Mara, um autêntico santuário da vida selvagem.

Em qualquer época do ano, nos safáris realizados por lá, encontram-se leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Outras atrações requisitadas: Lago Nakuru, onde em suas águas pairam pelicanos, cegonhas e flamingos cor de rosa; o Lago Naivasha, parada para se observar hipopótamos, águias pescadoras e uma vegetação única e variada; e o Lago Turkanda, de águas cor de jade e uma rica variedade de peixes. O país ainda é conhecido pelo Monte Quênia, a segunda maior montanha do continente africano. Nairóbi, a capital, tem os problemas comuns e as facilidades dos grandes centros.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros necessitam de visto de entrada. A Embaixada do Quênia no Brasil emite somente visto de 01 entrada, com validade máxima de 03 meses para ser utilizado. O visto poderá ser obtido na chegada ao Quênia; porém, a Embaixada recomenda que o mesmo seja obtido no Brasil antes da viagem. Necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Localização

é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda.

Idioma

Inglês (oficial), Kiswahili (oficial) e muitas outras línguas indígenas.

Moeda

Xelim queniano (KES)

Fuso Horário

+6 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

a maioria dos quenianos são cristãos, mas as estimativas da porcentagem da população que segue os islamismo ou crenças nativas varia amplamente: Protestantes 45%, católicos 33%, crenças nativas 10%, muçulmanos 10%, outros 2%.

Eletricidade

a voltagem é de 220v.

Clima

o clima do Quênia varia entre tropical ao longo da costa a árido no interior. Apesar do Quênia estar situado no equador, pode contar com tempo geralmente de sol, seco e não muito quente durante a maior parte do ano. A estação das chuvas é principalmente entre Março a Maio e Novembro a Dezembro, mas a quantidade de chuva varia de ano pra ano.

Gastronomia

A gastronomia do Quênia tem como especialidade a carne nas zonas do interior e o peixe nas zonas costeiras. A oferta estritamente africana temse desenvolvido através da cozinha swahili, abundante em especiarias, combinando pratos árabes e asiáticos, adaptando os ingredientes às matérias primas do país. A cozinha queniana também tem influências hindus e europeias.

Código de área

+254

O que levar

No Safári use roupas casuais e confortáveis, nada muito colorido. Camisetas com saias ou calças e jaqueta leve são recomendados para as mulheres durante o dia. A noite nos lodges são bem casuais. Em hotéis e recintos mais sofisticados pode-se exigir um traje um pouco mais formal, tanto para homens como para as mulheres, porém não é comum. Nas altas altitudes cedo pela manhã e no final do dia pode ser bem frio e fresco então malhas e jaquetas mais pesadas, luva e gorro são recomendados. Protetor solar, repelente, sunga/maio/biquíni, um pequeno kit de primeiros socorros, lanterna, despertador também são recomendados. Na costa aonde existe uma maior concentração de muçulmanos as vestimentas devem ser bem moderadas.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

de Janeiro a Março e Julho a Outubro para safaris e praia, e Fevereiro a Agosto para escalar o Monte Quênia.