Alter do Chão está localizado à margem esquerda do Rio Tapajós e a 32 quilômetros da cidade de Santarém na região norte do Brasil no Estado do Pará. Sendo considerado como o Caribe Brasileiro, o destino possui as praias mais lindas do país onde a areia branquinha, a água doce e cristalina do Rio Tapajós são elementos que integram ainda mais os atrativos e recursos naturais que o destino tem a oferecer. Na época de seca, Alter do Chão ganha todas as atenções, o baixo nível da água proporciona o surgimento de cerca de 100 quilômetros de praias. Além disso, muitos turistas se encantam com a hospitalidade dos moradores, a qualidade dos serviços, além das curiosidades da cultura local.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Documentos - Para brasilieros é necessário documento de identificação com foto (RG) e para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessário autorização reconhecida em cartório.

Localização

Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município de Santarém no estado do Pará, na região norte do Brasil. Localiza-se à margem direita do rio Tapajós, afluente do suntuoso rio Amazonas, distante 37 quilômetros de Santarém. A região é considerada como o caribe brasileiro por suas belas praias de água doce, pela Floresta Nacional do Tapajós e suas comunidades ribeirinhas.

Fuso Horário

GMT -3:00 (Santarém)

Eletricidade

127v

Clima

O clima em Alter do Chão é predominantemente quente e úmido, com pouca variação de temperatura durante o ano todo. A umidade relativa do ar corresponde a 86% e a temperatura média anual varia de 25º a 28ºC. A maior intensidade de chuvas é no inverno, entre Dezembro e Maio e o verão corresponde aos meses de Junho e Novembro, quando chove pouco.

Gastronomia

O Pará é caracterizado por uma rica e variada culinária, onde predominam os pescados de todos os tipos. Os peixes predominantes são os dos inúmeros rios da Amazônia como o Tambaqui, que é assado na brasa, o Pirarucu e o Tucunaré feitos com legumes, além do Pato do Tucupi, a Maniçoba e o Tacacá.

Código de área

Alter do Chão/PA - 93

Melhor Época

A melhor época para se conhecer Alter do Chão é no verão, quando a vazante das águas do mês de Junho fazem às águas baixarem. Em Agosto, as praias reaparecem e Alter do Chão fica badalada novamente. Em Setembro, acontece o Sairé, festa tradicional da cidade. Em Novembro, as águas atingem o nível mais baixo. As castanheiras e mungubas florescem, os pássaros se reproduzem e as tartarugas fazem a desova. De Dezembro a Maio, chove muito e as águas dos rios sobem lentamente. De Março a Junho, as vitórias-régias florescem. Em Maio, as águas atingem o nível mais alto. As praias desaparecem. Neste período, Alter do Chão volta a ser a pacata vila. Este é um período bom para visitar lojas de artesanato, a Escola da Floresta, experimentar cores, cheios e sabores diferentes.