Tripla dose de emoção com muita aventura, praia e ecoturismo, assim é a “Rota das Emoções”. Envolvendo paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). A “Rota das Emoções” liga três estados do nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão e apresenta um ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, Windsurf, Kitesurf, entre outros esportes náuticos. Ao longo da Rota há dunas de areias brancas, mar para a prática de esportes náuticos, lagoas e rios de água doce e cristalina, trilhas em áreas verdes e uma diversidade de ecossistemas com rica flora e fauna. Toda a “Rota das Emoções” está envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Documentos - Para brasilieros é necessário documento de identificação com foto (RG) e para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessário autorização reconhecida em cartório.

Localização

A Rota das Emoções é composta por 03 (três) estados da região Nordeste do Brasil: o Maranhão (Lençóis Maranhenses), Piauí (Delta do Parnaíba) e o Ceará (Parque Nacional de Jericoacoara), todos localizados na região Nordeste do Brasil. O Parque Nacional dos Lençóis (MA) é o único deserto do mundo com milhares de lagoas de água doce e dunas de areia branca em uma área de 155 mil hectares. A cidade de Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses dessa forma a cidade possui uma estrutura consolidada de rede hoteleira bem como restaurantes e bares para os viajantes. O Delta do Parnaíba (PI) é um santuário ecológico composto de dunas, mar e lagos, e é considerado o 3º maior delta oceânico do mundo e o único em mar aberto, numa área de 2.700 quilômetros quadrados: 35% no estado do Piauí; 65% no Maranhão. Desde 1996 é considerada área de Proteção Ambiental, e seus passeios pelos igarapés revelam encontros com uma rica diversidade de fauna e flora. O Parque Nacional de Jericoacoara (CE) era uma vila de pescadores que se tornou Área de Proteção Ambiental e hoje conta com uma grande estrutura hoteleira, assim como bares e restaurantes. Desde o Piauí até Jericoacoara, as dezenas de praias por esse trajeto são consideradas as melhores para a prática de surf, windsurf e kitesurf.

Fuso Horário

GMT -3:00 (Fortaleza)

Eletricidade

Maranhão e Piauí - 127v
Ceará - 220v

Clima

O clima da região Nordeste do Brasil tem uma temperatura média anual de 20º a 28ºC. As áreas localizadas acima dos 200 metros do nível do mar e, no litoral oriental, tem temperaturas médias que variam entre 24º e 26ºC. O nordeste possui quatro tipos de climas: clima equatorial úmido (parte do Maranhão na divisa com o Piauí), litorâneo úmido (região da Bahia), Clima tropical (Ceará, Maranhão e Piauí) e o clima semiárido, presente em todo o sertão nordestino.

Gastronomia

A Rota das Emoções possui uma diversificada gastronomia uma vez que abrange três estados do Nordeste do Brasil. Os frutos do mar estão presentes em toda a Rota assim como a famosa carne de sol. Mas além dos típicos pratos nordestinos, em alguns lugares como Jericoacoara é possível encontrar pratos da gastronomia internacional e nacional. Entre os grãos mais utilizados dentro da Rota estão o milho, o arroz e o feijão, sendo a base das refeições juntamente com a mandioca e os pescados. Os principais pratos que não devem ficar de fora da sua viagem são: o Arroz de Cuxá (arroz com farinha seca, camarão seco, pimenta de cheiro e vinagreira), o Cuscuz de Arroz (geralmente servido no café da manhã das comunidades), a Maria Isabel (mistura de carne de sol demolhada, cozida e refogada com temperos secos e Urucun), o Cuscuz, a Tapioca, as bebidas de milho como o Aluá (fermentado de milho e rapadura), o Manuê (bolo feito com puba, rapadura e canela em pau), o Munguzá ou Mungunzá (feito de grãos de milho cozidos com leite de coco ou de gado com água de flor de laranjeira), a Pamonha, o Beiju, o Bolo de Caroço, Broa de goma (massa doce enrolada na folha de bananeira), a Tiquira (bebida da mandioca com alto teor alcoólico) entre outros. Os principais peixes servidos no caminho da Rota das Emoções são: Arraia, Arenque, Bagre, Cação, Camurupim, Pargo, Pescada, Robalo e Serra. O destaque é o Camarão da Malásia de Santo Amaro (MA), que possui garras azuis e é parecido com uma lagosta e pode pesar até 500 gramas sendo servido com sal e limão.

Código de área

Fortaleza/CE - 85
São Luís/MA - 98
Parnaíba/PI - 86

Melhor Época

O Nordeste brasileiro entre o Ceará e o Maranhão, é a região mais seca do país. A estação chuvosa concentra-se durante os meses entre Janeiro e Julho. As temperaturas oscilam em torno de 31ºC, mas às vezes excedem os 38ºC. As melhores épocas para a Rota das Emoções é entre os meses de Junho a Setembro quando as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias uma vez que o período de Outubro a Março é o período que algumas das lagoas secam.