Japão é um país insular da Ásia Oriental. Os caracteres que compõem seu nome significam “origem do Sol”, razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a “Terra do Sol Nascente”.

O país é um arquipélago de aproximadamente 6.852 ilhas cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji.

O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. O Japão possui um grande número de santuários e templos que têm uma história de 1.000 a 2.000 anos. Para grande surpresa dos que os visitam, a maioria não se encontra em estado de “ruína”, mas ainda servir como centro de atividades religiosas e fonte de tradições culturais e de estilos de vida.

Como faz parte do anel de fogo do Pacífico, o Japão é um paraíso para as termas, com tantas águas minerais que jorram em todo o país. Além disso, as metrópoles como Tóquio proporcionam todas as formas de entretenimento urbano, desde as artes tradicionais japonesas como o Nô, o Kabuki e o Bunraku até concertos de orquestras mundialmente conhecidas e de artistas populares. O Japão é, no seu todo, um organismo que combina grandes cidades cosmopolitas e comunidades regionais possuidora de raízes profundas nas culturas locais.

Os turistas sempre se mostraram mais interessados nas proximidades de Tóquio, Quioto (a antiga capital) e até mais ao sul, como Hiroshima (com seu museu da bomba atômica), Nagasaki (onde os holandeses mantiveram instalações mesmo no longo período de isolamento do Japão), Fukuoka (onde os japoneses aprenderam as artes chinesas por intermédio dos coreanos, como as cerâmicas) e Okinawa (que é uma área tropical). Mas as regiões montanhosas do Japão, como Karuizawa (uma espécie de Campos do Jordão de alto luxo), ou outras como Nikko, famosa pelos seus templos, que normalmente estão sobrecarregadas de turistas estrangeiros, podem ser visitadas com maior tranquilidade.

Para os que desejam conhecer o Japão profundo pode-se sugerir Takayama (conhecida como Little Kyoto) voltando pela antiga rota que ligava o oeste ao leste japonês (onde estão preservadas as construções mais antigas) passando pelos chamados Alpes daquele país, até chegar à Nagoya, visitando inclusive o amplo museu Taisho, onde estão preservadas as antigas construções japonesas da época.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Passaporte com prazo de validade superior a 06 meses.

Vistos e vacinas

Brasileiros necessitam de visto para entrar no Japão. Sempre consulte-nos para verificar documentação que está sujeito a alterações. Um certificado internacional de vacina contra a febre amarela. O certificado tem validade de dez anos e a vacinação deve ser efetuada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Localização

Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.

Idioma

Japonês.

Moeda

Iene (JPY)

Fuso Horário

+12h em relação ao horário de Brasília.

Religião

Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%), e outras (10,2%).

Eletricidade

A voltagem padrão de energia é de 100 Volts.

Clima

O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico, a da costa do Pacífico, temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região sudoeste, subtropical. As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira: o inverno, que vai de Dezembro a Fevereiro, é seco e tem regularmente Sol. Enquanto o Centro e principalmente o Norte do Japão são frios, o Sul tem o tempo mais agradável, e a temperatura vai raramente abaixo dos 0°C. A primavera, que vai de março a maio, é quando deixa de nevar, sendo que todas as paisagens ficam floridas. O verão começa com três a quatro semanas de chuva, sendo este período importante para os agricultores. Depois deste período, o tempo torna-se extremamente quente. O outono é muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura mais fresca depois do Verão.

Gastronomia

A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.

Código de área

+81.

O que levar

Leve roupas discretas e de acordo com a estação que visitará o destino. Dê preferencia por roupas que não amarrotam facilmente e ocupem pouco espaço. Leve pelo menos um suéter de lã fina. Leve sempre na bagagem de mão. No avião faz frio. Leve também uma capa de chuva comprida dobrável. Tenha sempre na sua mochila. Leve na bagagem de mão material de primeiros socorros e remédios que esteja usando.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão. Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor Época

A primavera é a estação de turismo mais popular, com uma das atrações mais conhecidas em todo o mundo: as cerejeiras em flor. As cerejeiras florescem primeiro na região mais quente, ao sul de Kyushu, no início de março, e as últimas floradas podem ser apreciadas no nordeste do país, em fins de maio. O verão inicia em junho com a chegada da estação de chuvas que dura 3 longas semanas. Portanto, começa um tanto fresco, mas quando terminam as chuvas em fins de junho, a maior parte do Japão é caracterizada pelos dias quentes e úmidos. A escalada do monte Fuji é uma das atividades mais populares. O outono no Japão é, talvez, a estação mais cheia de cores! As árvores e a natureza ganham um colorido vermelhodourado ardente, apresentando paisagens espetaculares. É também a estação da colheita, assim como de muitos festivais e encontros esportivos e culturais. O inverno, não tão severo como na Europa ou na costa leste dos Estados Unidos, apresenta um ar suave e seco. São numerosos os locais para a prática do esqui, com instalações que apresentam todo o conforto.