A Tunísia, oficialmente República Tunisina, é um país da África do Norte e que pertence à região do Magrebe que tem uma rica história cultural, desde a Antiguidade. O império cartaginês, inimigo de Roma, estava centrado na Tunísia. Sua capital, Cartago, agora é um subúrbio de Tunis. Fundada por colonizadores fenícios de Tiro e Sidon (dia moderno Líbano), Cartago era uma potência do Mediterrâneo antigo. Três guerras entre Roma e Cartago (conhecidas como as Guerras Púnicas) foram travadas nos primeiros séculos pouco antes do nascimento de Cristo.

O país tem um patrimônio fantástico com alguns restos arqueológicos excepcionais para ser explorado. Pouco resta de Cartago, mas o que é bem apresentado e uma necessidade absoluta para ver todos os visitantes para a Tunísia. Esta grande cidade do Pheonician datas e períodos púnico, do século 6aC, e foi a base de um império extremamente poderoso que abrange todo o sul do Mediterrâneo. O mais famoso foi Hannibal, que cruzou os Alpes para a batalha dos romanos. Hannibal sofreu sua primeira derrota significativa na Batalha de Zama, em 202 aC, e depois de mais de 50 anos de estar sendo observado de perto por Roma, Cartago foi atacada na terceira Guerra Púnica e completamente destruído. A cidade foi reconstruída pelos romanos, um século mais tarde, e Cartago se tornou a capital da província romana da África. O que vemos hoje são os restos do que era. Tanto Monastir como Sousse são bem conhecidas como resorts de praia entre os europeus que adoram o sol, mas também são cidades com patrimônio histórico. Monastir tem uma história de volta ao tempo de Aníbal, um museu especialmente notável e um maravilhoso ribat (mosteiro fortificado). Sousse é um Patrimônio Mundial da UNESCO para a sua medina fé e souk, que não deve ser desperdiçada. El Kef tem uma kasbah bizantina esplêndida saindo da antiga Medina com sua arquitetura evidente, bizantina e otomana. Em El Jem você encontrará excepcionais restos de um anfiteatro romano, outro da Tunísia UNESCO World Heritage Site.

A Tunísia tem um dos mais acessíveis cenários de deserto, o belo Saara. Fãs de Star Wars irão reconhecer a aldeia de Matmata. As habitações trogloditas aqui foram usadas como cenário para a casa do jovem Luke Skywalker em Tatooine. As cidades do deserto ocidental de Tozeur e Douz estão cercadas por belas dunas do Saara. No noroeste, a Mesa Jugurtha é uma grande mesa com uma superfície, como a lua e as fendas profundas e normalmente é acessado pela cidade de El Kef.

A Tunísia tem sítios arqueológicos importantes, lindas praias de mar verdesafira e um povo acolhedor.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Passaporte com validade mínima de 6 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros estão isentos de visto à turismo/ negócios para permanência de até 90 dias. Necessário comprovante de Vacina de Febre Amarela Internacional para embarcar.

Localização

É limitada ao norte e o leste pelo Mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da Ilha de Pantelária e das Ilhas Pelágias. Possui fronteira ocidental com a Argélia (965 km) e a leste e sul com a Líbia (459 km).

Idioma

Árabe (oficial), francês (comércio)

Moeda

Dinar tunisiano (TND)

Fuso Horário

+05h em relação ao horário de Brasília.

Religião

Noventa e nove por cento dos tunesinos são Muçulmanos. A maior parte deles são sunitas pertencentes à Malikite madhhab, mas um pequeno número de Ibadhi muçulmanos (Kharijitas) continua a existir entre os berberesfalantes da ilha de Djerba. Existe uma pequena comunidade muçulmana indígena Sufi; No entanto, não existem estatísticas relativas ao seu tamanho. A comunidade Cristã, composta por residentes estrangeiros e um pequeno grupo de nativo-nascidos cidadãos de ascendência árabe ou europeia, números 25 000 e se dispersa ao longo de todo o país. Existem 20 000 católicos.

Eletricidade

127-220V/50Hz (plugue europeu).

Clima

O clima da Tunísia encontra-se sujeito a influências mediterrânicas e saarianas. O clima mediterrâneo predomina no norte e caracteriza-se por invernos amenos e verões quentes e secos. As temperaturas variam em função da latitude, altitude ou proximidade em relação ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas médias são de 12 °C em Dezembro e 30 °C em Julho.

Gastronomia

Cozinha tunisina é muito mais na tradição do norte do Magrebe Africano, com cuscuz e marca ensopados (similar à tajine de Marrocos, mas o que tunisianos se referem como “tajines” não são nada como a variedade de Marrocos), formando a espinha dorsal da maioria das refeições. Características distintivas é a ardente harissa molho de pimentão, o uso pesado de azeitonas pequenas que são abundantes no país, e tajines na Tunísia (não confundir com os seus homólogos marroquinos) referem-se a um tipo de torta, como omelete preparado com uma caldeirada de carne e/ou vegetais misturados com outros ingredientes, como ervas e legumes, depois enriquecido com ovos e queijo e, finalmente, cozido em um prato de torta de fundo até que os ovos são apenas um conjunto, um pouco como uma fritada italiana. Cordeiro é a base dos pratos de carne. Marisco Local é abundante.

Código de área

+216

O que levar

Levar roupas confortáveis, mas que sejam discretas. Recomendado levar um protetor solar (fator 30 ou mais).

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc). Não levar roupas decotadas, shorts e afins. Importante tanto para homem como para mulheres.

Melhor época

Evite o auge do verão (julho e agosto). Essa época só vale a pena para quem quer mergulhar ou ir à praia e não liga para multidões e calor excessivo. Primavera e outono são as estações ideais, embora o inverno também não seja muito rigoroso. As chuvas na Tunísia não chegam a incomodar em nenhuma estação do ano; pelo contrário, o clima é seco. Por vezes o clima é inconstante, mas os melhores meses para visitar a Tunísia são Maio e Junho.