O Laos é um país asiático, localizado na Indochina, foi até pouco tempo um dos rincões mais esquecidos da Ásia. Agora desperta seu feitiço a todos que desejam visitá-lo. O misticismo das culturas orientais tem seu ponto de encontro nesta terra, um território que mescla geografia a fertilidade de seus vales com as elevações das montanhas atravessadas por rios caudalosos que se enriquecem com as largas temporadas de chuvas.

Ferventes seguidores de Buda, os povos construíram ao longo dos anos, numerosos centros cerimoniais que descrevem não só a arquitetura da época, mas também o caráter festivo do povo. A estreita relação da população com a natureza se demonstra em seu calendário festivo, onde boa parte das celebrações tem como testemunha presente à bondade da terra.

Em Laos, pode aproveitar a oportunidade para fazer compras em mercados, lojas, centros comerciais e lojas de artesanato de cidades como Vientiane e Luang Prabang, cidades onde os hóspedes podem desfrutar da gastronomia do país e da região. Em relação a cultura, existem centenas de templos budistas onde pode andar ao longo do país, não só na capital, Vientiane, mas em muitas outras cidades, Patuxai, os templos de Luang Prabang, Savannakhet e a sua variedade de templos budistas, cristãos ou muçulmanos.

Laos não é só história, também é modernidade, indústria e comércio, um bom lugar para fazer esporte ao ar livre e para realizar atrativas compras. Seu território é uma sucessão de selvas, povoados amigáveis, sítios arqueológicos tão pouco conhecidos, que despertam toda a emoção do descobrimento.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Passaporte com validade mínima de 6 meses.

Vistos e vacinas

Brasileiros podem obter o visto no desembarque para uma permanência de até 30 dias. Os aeroportos autorizados são: Vientiane Intl. Airport, Luang Prabang, Pakse a Warray Airport; o visto terá um custo aproximado de US$ 30,00. Necessário certificado internacional de vacina contra Febre Amarela. (Atenção: é de suma importância que a vacina seja tomada 10(dez) dias antes do embarque).

Localização

O Laos é um país asiático, localizado na Indochina e limitado a norte pela China, a leste pelo Vietnam, a sul pelo Camboja, a sul e oeste pela Tailândia e a oeste por Myanmar.

Idioma

Laociano

Moeda

Kip laosiano (LAK)

Fuso Horário

+10 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

A religião predominante em Laos é o budismo, onde aproximadamente 58% da população são praticantes. 33% são a débitos a religiões tribais, cristianismo 2,5%, islamismo 1%, crenças populares chinesas 0,9%, sem filiação e ateísmo 4,4% e outras 0,2%.

Eletricidade

220v / 50hz

Clima

possui um clima tropical, com três estações distintas. A estação seca e fria começa no final de outubro durando até o final de fevereiro com uma temperatura média de 20°C a 25°C. A planície de Jars, Saravan e Houeixai o clima é mais intenso com média de 0°C a 5°C. A estação quente vai de março a junho com média de 35°C. A partir de junho e início de outubro é a época das chuvas a temperatura variam entre 25°C e 30°C, as chuvas costumam ser mais frequentes durante às tarde e às noites.

Gastronomia

O Laos recebeu muita influência gastronômica de seus países vizinhos como Camboja, Vietnã, Tailândia e China, além de outras influências como Japão, Coréia e países ocidentais. Por isso, é um excelente destino para apreciar uma culinária diversificada. Um prato muito conhecido na região é o Fried Suki é um prato muito apreciado na Tailândia e no Japão onde é chamado de Sukiyak. O Fried Suki é composto de frutos do mar, molho picante, macarrão fino e transparente, vegetais e cogumelos, o prato é servido em uma espécie de forma de ferro, ainda borbulhando. Outro bem apreciado pela população local é o Fresh Spring Roll (rolinho primavera fresco), é feito com papel de arroz e recheado com alface, broto de feijão, hortelã, e outros vegetais. O prato é servido com um delicioso molho adocicado de amendoim e levemente apimentado. Todos os pratos ficam muito bem acompanhados com uma BeerLao, a cerveja mais popular do Laos ou também o famoso Chá de gengibre com mel.

Código de área

+856

O que levar

A regra é se vestir confortável, no geral é recomendado levar roupas mais leves, alguns assessórios e tecidos como lã e algodão para noite. Já em áreas de planície, leve também roupas para o frio como blusas de lã, jaquetas e causas jeans. Calçados confortáveis e impermeáveis são essenciais. Lembre-se caso você utilize remédios para tratamentos prolongados levar consigo a receita médica.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite colocar objetos de valor nas bagagens a serem despachadas; tais como, joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc.). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão. Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc.).

Melhor Época

A melhor época para visitar o país é entre Dezembro e Abril, quando o clima está seco e as temperaturas médias sobem aos 30ºC (Novembro é o melhor mês). Evite Março e Abril, quando as temperaturas estão muito altas e as tribos dos montes limpam os campos para os cultivarem. No entanto, as celebrações de Pi Mai Lao, o Ano Novo de Lao (com a duração de 3 dias), começam em meados de Abril, e tornamse geralmente em festas de rua encharcadas. É comum o tempo estar desagradável durante o monsoon, de Maio a Setembro.

O monsoon (período de ventos) começa em Luang Prabang, onde, no Verão, decorre um festival de corridas de barcos, no Rio Nam Khan.