O país possui uma multiplicidade cultural e uma geografia particularmente privilegiada, que o torna único na região, contribuindo assim para à constante presença de visitantes de todas as partes do mundo. A origem desta singular mistura cultural é, sem dúvida, a característica de cruzamento que sempre teve o país, mas também a conexão intensa do Panamá com o mar.

Onde quer que esteja raramente estará longe do mar, o país localiza-se entre o Mar do Caribe e o Oceano Pacifico, oferecendo ao turista, desde praias paradisíacas no litoral caribenho as extensas e agitadas praias do litoral pacifico.

O Panamá conta com uma riqueza natural fascinante, selvas impenetráveis que dividem o norte do sul, poderosos rios, cachoeiras, paisagem exuberante, vertiginosas trilhas nas montanhas, e para os amantes da natureza, oportunidades inigualáveis para avistar pássaros em meio a floresta tropical que abriga mais de 700 espécies. Visite o Panamá e sinta o contraste, uma grande metrópole e uma fantástica natureza vivendo em harmonia.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Passageiros Brasileiros não necessitam de visto para entrada no Panamá. Necessário certificado internacional de vacina contra Febre Amarela. (Atenção: é de suma importância que a vacina seja tomada 10(dez) dias antes do embarque). (Consulado do Panamá no Brasil - www.panaconsul.com.br).

Localização

O Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica.

Idioma

O idioma oficial é o Espanhol.

Moeda

Balboa panamenha (PAB), e Dólar Americano (US$).

Fuso Horário

- 2 horas referente ao horário de Brasília.

Religião

Aproximadamente 69% da população do Panamá são Católicos; protestante 20%, outras religiões 8% e não religiosos 3%.

Eletricidade

110v / 60hz.

Clima

Panamá tem um clima tropical. As temperaturas são relativamente altas e variam pouco ao longo do ano. Durante o dia na cidade do Panamá, as temperaturas variam entre 24°C e 29°C. No Pacífico, as temperaturas são geralmente mais baixas do que no Caribe. Nas terras altas e montanhosas, o clima é mais frio. Por exemplo, no planalto de Boquete e Chiriqui Volcan as temperaturas chegam a 10°C.

Gastronomia

A gastronomia do Panamá resulta-se na influencia histórica no país pelas culturas americana, espanhola, africana, entre outras. Caracteriza-se pelo alto consumo de arroz em diferentes formas e preparações. Um dos pratos mais tradicionais do Panamá é o “Sancocho”, uma espécie de cozido realizado com diversos tipos de carnes (frango, porco e vaca) e com variados tubérculos como o inhame, mandioca, e milho. Trata-se de um prato que admite de tudo e consumido muito quente, embora possa parecer um paradoxo pelo clima do país. Outros pratos bem conhecidos são os “Tamales”, pasta de milho recheada de carne e envolvida em folhas de bananeira, o “Guacho”, arroz com frango e sem duvida as ricas empadas de mandioca recheadas de carne. Geralmente para sobremesa os panamenhos tem o costume de consumir variados tipos de frutos tropicais, como a goiaba, coco, abacaxi e mamão.

Código de área

+591

O que levar

Em geral, para um clima tropical, evite cores escuras. A regra é se vestir casual e confortavelmente. E preferível vestir roupas leves, com alguns assessórios que possam ser retirados e carregados nas mãos caso seja necessário. Calçados confortáveis e impermeáveis são essenciais. A maioria dos hotéis conta com o serviço de lavanderia. Leve consigo na bagagem de mão, remédios, escova de dente e pasta dental, pente, revistas, livro, casaco, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica caso você utiliza remédios para tratamentos prolongados.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite colocar objetos de valor nas bagagens a serem despachadas; tais como, joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc.). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão. Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc.).

Melhor época

O turismo no Panamá é bom o ano todo. As temperaturas não alteram muito, o sol e o calor estão presentes praticamente todos os dias do ano. A única variação é a temporada mais seca entre dezembro e março, permanecendo com uma baixa umidade. Os meses de Abril a Agosto possuem as manhãs ensolaradas, e no período da tarde, rápidas pancadas de chuvas, garantindo a alta umidade no ar. Meses de setembro a novembro, possuem maiores chances de dias inteiros de chuva.