A Tanzânia, um país da África Oriental, é a escolha certa para quem gosta de explorar a natureza. Dividida em 26 regiões, a nação inclui o arquipélago de Zanzibar, repleto de belas praias e onde fica a Cidade de Pedra, um antigo centro comercial que forma um verdadeiro labirinto de construções históricas. Arusha, a capital da região de mesmo nome, está próxima a algumas das melhores atrações. Uma das principais atrações dessa região é o Serengueti. A palavra “serengeti” em masai significa “planícies sem fim”. Nessas planícies vivem os últimos animais realmente selvagens da África. Protegidas pelas fronteiras dos parques nacionais Masai Mara, no Quênia, e Serengueti, elas são o único lugar do mundo onde ocorre a grande migração, considerado por muitos, um dos maiores espetáculos da terra.

Durante todo o ano, milhares de gnus, zebras e gazelas atravessam as planícies da Tanzânia até o Quênia seguindo as chuvas e a fartura da vegetação. Junto com eles, os predadores. O banquete está servido.

No entanto, uma das mais gratificantes experiências dessa jornada é conhecer um pouco da cultura e costumes do povo masai. O estilo de vida desses pastores vem sendo tolhido por medidas governamentais que os impede de adentrar suas terras ancestrais (para proteger a região do Ngorongoro, diga-se de passagem) e o que resta são bizarras excursões turísticas para ver suas danças. Seja participando desses passeios ou tendo experiências mais autênticas, é bom reservar respeito a esses bravos homens e mulheres das savanas.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses e foto 3X4.

Vistos /Vacinas

Brasileiros necessitam de visto de entrada, válidos por 90 dias. O visto poderá ser obtido na chegada à Tanzânia; porém, a Embaixada recomenda que o mesmo seja obtido no Brasil antes da viagem. Necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Localização

é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malauí e pela Zâmbia e a oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica), pelo Burundi e por Ruanda.

Idioma

Kiswahili ou Swahili também designada como Kiunguja em Zanzibar (oficial), Inglês (oficial, língua principal no comércio, administração, e educação superior), árabe (falado amplamente em Zanzibar) e muitos dialetos locais.

Moeda

Xelim tanzaniano (TZS)

Fuso Horário

+6 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

Tanzânia continental – Cristã 30%, Muçulmana 35%, e crenças nativas 35%. Em Zanzibar, mais de 99% Muçulmana.

Eletricidade

a voltagem é de 220v.

Clima

A Tanzânia fica um pouco abaixo do Equador e desfruta de um clima tropical. Este clima faz com que haja duas estações de chuvas, normalmente as chuvas mais abundantes (chamadas Masika) são entre meados de Março a Maio e o período de menos chuva (chamado Mvuli) de Novembro a meados de Janeiro. O período de secas dura de Maio a Outubro e é caracterizado por temperaturas mais frescas.

Gastronomia

A gastronomia tanzaniana se caracteriza pela preferencia da carne no interior e o peixe nas zonas costeiras. A preparação dos pratos não é muito elaborada, mas o frescor das matérias primas suprime e cresce este processo.

Código de área

+255

O que levar

No Safári use roupas casuais e confortáveis, nada muito colorido. Camisetas com saias ou calças e jaqueta leve são recomendados para as mulheres durante o dia. A noite nos lodges são bem casuais. Em hotéis e recintos mais sofisticados pode-se exigir um traje um pouco mais formal, tanto para homens como para as mulheres, porém não é comum. Nas altas altitudes cedo pela manhã e no final do dia pode ser bem frio e fresco então malhas e jaquetas mais pesadas, luva e gorro são recomendados. Protetor solar, repelente, sunga/maio/biquíni, um pequeno kit de primeiros socorros, lanterna, despertador também são recomendados. Na costa aonde existe uma maior concentração de muçulmanos as vestimentas devem ser bem moderadas.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

A melhor altura para viajar para a Tanzânia é entre Maio e Julho para ver a Grande Migração através do Serengeti – e Julho a Outubro para visitar os parques a sul. A melhor altura para visitar Zanzibar é de Junho a Outubro.