A Malásia é um país do Sudeste Asiático, tendo como capital, a cidade Kuala Lumpur. A Malásia é uma sociedade multicultural, com malaios, chineses e indianos a compartilhar o país. É o maior produtor mundial de borracha, óleo de palma e estanho.

Toda esta produção resultou da união da Malásia Ocidental (agora peninsular) com a Malásia Oriental (Saba e Sarawak, na ilha de Bornéu). O país é um mosaico de montanhas, florestas tropicais úmidas, enormes extensões de praias douradas e plantações de árvores-da-borracha e palmeiras.

A capital Kuala Lumpur é uma cidade moderna e impetuosa com mais de um milhão de habitantes. Para além dos arranha-céus que dominam a paisagem urbana, a cidade conserva ainda inúmeros edifícios coloniais no centro, bairros vibrantes com vendedores ambulantes e mercados noturnos cheios de vida e de cor.

As torres Petronas são um emblema da cidade, sendo um dos edifícios mais altos do mundo, dominando o horizonte. Na Praça Merdeka, que foi no passado o centro da cidade colonial, pode-se encontrar os principais edifícios da cidade. A Chinatown corresponde a uma das áreas mais agitadas e coloridas da cidade com mercados ao ar livre. O Museu Nacional com exposições permanentes dedicadas à História, cultura, fauna e flora do país são outro dos locais a visitar.

A ilha de Penang, situada na costa Noroeste da Malásia peninsular, é um dos principais centros turísticos do país. Para além das praias, Penang também é conhecida pela vibrante e misteriosa cidade de Georgetown, com 400.000 habitantes, situada na costa Nordeste da ilha. Esta cidade respira uma essência puramente chinesa com os seus bairros antigos a surpreender os visitantes pela sua rara beleza.

O território acorda os cinco sentidos com o perfume e sabor das especiarias, a beleza oriental, o aroma das velhas colônias, os sons da floresta e as cores da selva e dos mares.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Passaporte com prazo de validade superior a 06 meses.

Vistos e vacinas

Não é necessário visto para viajar à Malásia como turista, porém convém saber o seguinte: Para viajar à Malásia como turista, não é necessário visto para brasileiros, uma vez que vigora desde junho de 1999 um acordo entre o Brasil e a Malásia que dispensa os nacionais de ambos os países do visto de turista, para estadas de até 90 dias. Por essa razão, brasileiros que desejarem vir à Malásia a turismo não precisam de visto.

É, porém, necessário lembrar que as autoridades sanitárias da Malásia exigem de todos os passageiros provenientes do Brasil (e da maioria dos países da América Central e do Sul) um certificado internacional de vacina contra a febre amarela. O certificado tem validade de dez anos e a vacinação deve ser efetuada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Localização

A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul.

A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste.

Idioma

Malaio (oficial), inglês, dialetos chineses e outros.

Moeda

Ringgit (MYR)

Fuso Horário

+11h em relação ao horário de Brasília.

Religião

Islâmicos (oficial)

Eletricidade

230V / 50Hz (tomada britânica)

Clima

O clima da Malásia é quente e úmido e caracterizado, como muitos países do sudeste asiático, por monções, ventos tropicais que se alternam durante as estações do ano.

Gastronomia

A comida malaya caracteriza-se pelo uso abundante de chilli e/ou leite de coco nas frituras. Uma comida malaya consiste basicamente em um único prato de arroz e vários pratos servidos ao mesmo tempo em diferentes bol (conceito que se opõe à ideia ocidental e China de sequência de pratos).

Código de área

+60.

O que levar

Leve roupas discretas. Este é um país predominantemente muçulmano, e você deve vestir-se respeitosamente, particularmente nas zonas rurais (uso de calça comprida ou uma saia longa, e cobrir seus ombros é recomendado, mas não essencial). Em mais áreas metropolitanas, como Kuala Lumpur, bem como vilas e cidades, tais como Penang e Ipoh com maior população muçulmana não, as atitudes são mais liberais. Como um turista, é melhor não criticar o Governo ou as famílias reais da Malásia.

Leve na bagagem de mão material de primeiros socorros e remédios que esteja usando.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor Época

O clima da Malásia é úmido e quente ao longo do ano. Habitualmente, as temperaturas oscilam entre 20ºC e 30ºC com uma humidade constante na ordem dos 90%. A região encontra-se sob a influência das monções. No entanto, a época das chuvas apenas ocorre na costa oriental da Malásia Peninsular, sendo que na costa Ocidental o período mais chuvoso ocorre entre Setembro e Dezembro.

Na região de Sabah e Sarawak a estação das chuvas ocorre entre Outubro e Fevereiro. A precipitação caracteriza-se por ser intensa e rápida com abertas prolongadas onde se pode avistar o sol. Se pretende desfrutar das praias deve evitar a estação chuvosa entre Novembro e Janeiro na costa oriental da Malásia peninsular.