O Butão, conhecido como o Reino do Dragão, levanta-se entre as elevadas montanhas e vales asiáticos entre China e Índia, absorvendo suas influências e gerando em si mesmo uma multiplicidade de costumes e religiões que variam de uma região a outra com singular misticismo. Uma das nações mais felizes, segundo pesquisa da University of Leicester, no Reino Unido. O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas.

Felicidade é levada a sério no país - único do mundo a ter Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta, na tradução para o português) como política pública. Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que a população possa se concentrar na busca da felicidade, por meio dos ensinamentos do budismo.

O Butão é, talvez, o destino turístido mais exclusivo do mundo. O país ainda mantém o charme do mundo antigo, e os viajantes experimentam a glória desta terra antiga consagrando as fortalezas monásticas, templos antigos, mosteiros e stupas que pontilham a paisagem, bandeiras de oração balançando nas encostas, florestas exuberantes, rios glaciais, e - talvez o mais importante de tudo - os sorrisos e simpatia genuína do povo.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses contados a partir da data de embarque.

Vistos /Vacinas

visto é obtido no aeroporto, na chegada de cada país. Necessário pagamento de uma taxa aproximadamente de U$S 30 para cada e apresentação de 2 fotos 5x7. É obrigatória a apresentação do Certificado Internacional de vacinação contra febre amarela, a mesma deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem;

Localização

O Butão é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte e oeste, e a Índia, a leste e sul.

Idioma

no Butão, o idioma é o Butanês (Dzongkha).

Moeda

Ngultrum (BTN).

Fuso Horário

+09h em relação ao horário de Brasília (sem horário de verão)

Religião:

Budistas Vajrayanas 75%, hinduístas 25%.

Eletricidade

220v – 50hz

Clima

No Butão as temperaturas variam enormemente conforme a altitude, no Sul o clima é tropical e ao Norte, a presença de neve sobre as montanhas é constante. O período de Maio à Setembro é o mais quente com temperaturas variando entre 25 e 30°C, já de Outubro à Abril, as temperaturas são mais baixas indo de 10 a 20°C.

Gastronomia

A comida do Butão é simples e baseada em pratos elaborados com arroz montanhês - também chamado de arroz vermelho -, batatas, “ema” (pimenta), queijo e peixe de água doce. Os butaneses comem arroz e batatas até mesmo pela manhã.

Código de área

+975.

O que levar

Mesmo durante o inverno, de um modo geral, é quente. Roupas leves e confortáveis são ideais. Para as mulheres recomendamos usar roupas um pouco mais conservadoras, calças mais larga ou saias longas, camisetas cobrindo os ombros e evitar shorts. Para as noites e os amanheceres recomendamos levar algumas roupas mais quentes.

Produtos de higiene feminina: são muito difíceis de encontrar e os absorventes internos simplesmente não existem no país.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.

Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época:

A melhor época para visitar o Butão é de outubro a maio, por causa dos festivais de máscaras e dança (outubro) e das comemorações pelo Dia Nacional (17 de dezembro). Quem tem o propósito de fazer “trekking” pelo Himalaia deve evitar os meses de novembro a fevereiro, quando muitas trilhas são bloqueadas pela neve. Agosto e setembro são tradicionalmente chuvosos e também pouco recomendados para “trekking”. Nesta época, a visibilidade cai e muitos voos são cancelados. A temperatura média anual no Butão varia de 10 a 30 graus centígrados, mas a variedade de microclimas é grande. Thimphu e Punakha, por exemplo, são mais quentes que Paro e Bumthang, que têm mínimas que beiram os cinco graus negativos em janeiro.