República Popular da China (RPC), também simplesmente conhecida como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, aproximadamente um sétimo da população da Terra. É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido único e tem jurisdição sobre 22 províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau). A capital da República Popular da China é Beijing (Pequim).

China não é apenas mais um destino de viagem, mas sim uma experiência. Possui mais de 5.000 anos de herança artística, arquitetônica, linguística e culinária. É um país de grandes extremos: vilarejos rurais pitorescos em contraste com grandes metrópoles; a vastidão das estepes mongóis em contraste com os verdejantes morros cobertos por terraços de plantações de arroz; a imensidão do deserto de Gobi em contraste com a impressionante face norte do monte Everest.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Passaporte com validade mínima de 6 meses, com mínimo de 03 páginas em branco (recomendado tirar cópia das páginas importantes e utilizar durante o passeio deixando os originais no cofre do hotel); Voucher de hospedagem para todo o período de permanência na China.

Vistos e vacinas

Necessário Certificado Internacional contra Febre Amarela (tomada até 10 dias antes da viagem); O visto da Republica Popular da China - deve ser providenciado junto à Embaixada ou Consulados no Brasil. (Embaixada da Republica Popular da China no Brasil) Localização: Situada a norte com o Quirguistão, com o Cazaquistão, com a Mongólia e com a Rússia, a leste com a Coreia do Norte, com o Mar Amarelo (do outro lado do qual se encontra a Coreia do Sul), com o Mar da China Oriental e com o Estreito de Taiwan, que a separa de Taiwan (país que reivindica), a sul com o Mar da China Meridional, com o Vietname, com o Laos, com Myanmar, com a Índia, com o Butão e com o Nepal e a oeste com o Paquistão, o Afeganistão e o Tajiquistão.

Idioma

mandarim (principal), dialetos regionais (principais: min, vu, cantonês).

Moeda

Renmimbi e sua unidade é Yuan.

Fuso Horário

+12h relativo ao horário de Brasília.

Religião

possui uma grande diversidade de religiões, mas a maioria da população é taoísta ou budista.

Eletricidade

220V.

Clima

primavera (de Março a Maio) – estação com temperatura amena e chuvas esparsas, não muito frio e nem muito quente, a temperatura média varia de 10o a 22o; verão (de Junho a Agosto) – estação quente, úmido e chuvas esparsas, a temperatura média é acima de 22o; outono (de Setembro a Novembro) – estação com temperatura amena e chuvas esparsas, não muito frio e nem muito quente, a temperatura média varia de 10o a 22o; inverno (de Dezembro a Fevereiro) – estação rigorosamente frio, a temperatura média é abaixo de 10o.

Gastronomia

A comida chinesa é conhecida mundialmente, uma vez que é muito vasta, a gastronomia da china vem com temperos e sabores diversos e muito apimentada. São características da comida chinesa o “cozinhar vermelho” que consiste no cozimento das carnes com molho de soja, deixando-as vermelhas, os sabores adocicados e as massas. Na gastronomia do leste da China, os pratos mais característicos da região são os peixes e crustáceos e sabor adocicado. Os peixes e os mariscos são os mais utilizados em suas comidas da china juntamente com a sopa temperada com alho poró. Dentre os pratos mais populares da gastronomia da China estão as ovas de caranguejos com barbatanas de tubarão, ovas de sepia, pepinos-do-mar (holoturias) ao alho poró, frango ao molho de Dezhou, tiras de enguia e pato com oito tesouros.

Código de área

+86.

O que levar

As roupas devem ser informais, leves e confortáveis. Levar um blusão impermeável para chuva e vento. Recomendamos um conjunto formal para jantares e encontros especiais. Sapatos: durante os passeios sugeridos, é recomendado utilizar sempre tênis ou similar confortável devido a calçamento antigo e longa distância. Leve consigo na bagagem de mão, remédios, escova de dente e pasta dental, pente, revistas, livro, casaco, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica caso você utiliza remédios para tratamentos prolongados.

O que não levar

Evite levar bagagem de mão muito pesada, lembre-se que por vezes você fica a andar de um lado para o outro no aeroporto, por isso quanto menos peso tiver nas mãos melhor.

Melhor época

A melhor época para visitar a China é durante a primavera (de março a maio) ou o outono (de setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas. O inverno pode ser bastante rigoroso e é comum nevar, até mesmo em Pequim. No verão, as temperaturas batem na casa dos 30ºC frequentemente. Evite o Sul da China de abril a setembro,época de monções.