Croácia é um país pequeno, mas tão belo que fica difícil escolher o local a ser visitado. A cidade histórica de Dubrovnik é considerada a pérola do Adriático, o Parque Nacional de Plitvice é tombado pela UNESCO e as ilhas na costa apresentam belíssima paisagem.

A Croácia é um país europeu cujo território lembra uma ferradura, e assim faz fronteira com vários países, como Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e centenas de ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega. Uma destas ilhas, Palagruža, está mais próxima de Itália (aliás, em algumas ocasiões podem-se ver as luzes da costa italiana), que da costa croata.

As principais cidades croatas são Zagreb, capital do país, Split, Dubrovnik que é uma belíssima cidade medieval, Rijeka, onde está o principal porto marítimo da Croácia e Karlovac, importante cidade industrial. A população é constituída na sua maioria de croatas 78,5%, sérvios 12,5%, e o restante dividido em húngaros, eslovenos e iugoslavos. O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa e do Conselho da Europa. A adesão da Croácia à União Europeia está prevista para 01 Julho 2013.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros não necessitam de visto de entrada de turismo. Nenhuma vacina é exigida para turistas.

Localização

Centro sul da Europa, é banhado a oeste pelo Mar Adriático e possui fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

Idioma

Croata

Moeda

Kuna (HRK)

Fuso Horário

+ 5 horas (Zagreb) em relação a Brasília

Religião

Maioria católica romana, 88% da população.

Eletricidade

220V

Clima

O norte da Croácia tem um clima temperado continental e a costa do Adriático tem um agradável clima mediterrâneo. A Primavera e o Outono são suaves ao longo da costa, enquanto o inverno é frio e neva nas regiões central e norte.

Gastronomia

Os mariscos e camarões nas regiões banhadas pelo mar Adriático e os queijos e presuntos defumados dominam o cardápio. Entre as especialidades estão o peixe grelhado, a sopa e salada de frutos do mar, o presunto defumado em vinho branco e o peixe guisado com arroz. No interior é comum o consumo de galinha ou patos servidos com salsichas defumadas, pernas de porco, além das costeletas preparadas ao ar livre, acompanhadas de batatas assadas. Experimente a sopa fresca de milho com feijão e o Strukle (rolos de queijo cottage). Outra iguaria é o Sarma, repolho recheado com carne moída, bacon e presunto. Entre as sobremesas mais populares está o Palacinke (crepe) e a Maçã com Strudel de Queijo. A culinária croata foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os italianos (romanos) e turcos. Pela proximidade com a Itália, a pizza é muito popular.

Código de área

+ 385

O que levar

Roupas leves, óculos de sol e protetor solar durante o verão e roupas quentes durante o inverno europeu.

O que não levar

As regras de quarentena são muito rigorosas em relação a artigos perecíveis. Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

Sugerimos visitar a Croácia no período de maio a setembro, época com temperatura mais agradável.