Um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativista da Guiana, e está catalogado como o sétimo ponto mais elevado do país, com 2.739 metros. O Monte Roraima tem atraído a atenção de turistas, aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e todos aqueles que buscam nesta fascinante aventura o reencontro consigo mesmo e com a origem da vida, levando todos a repensarem sobre o verdadeiro sentido da existência. Você também pode viver esta aventura misturada com momentos reflexivos e de profundo conhecimento de valores, tudo em uma só viagem.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

A Venezuela está em processo de inclusão no MERCOSUL. No momento a documentação necessária para entrada no país é: Documento de Identidade Original/RG ou Passaporte, devidamente acompanhado do Cerificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre amarela até 10 dias antes da viagem). Carteira de Habilitação, carteiras funcionais e outros documentos não são válidos para a travessia da fronteira. Para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessária autorização reconhecida em cartório.

Localização

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende abaixo.

Fuso Horário

GMT -5:00 (Boa Vista)

Eletricidade

127v

Clima

O clima na região é tropical quente e úmido, com a temperatura média anual entre 24º e 26ºC. Em qualquer época do ano faz frio à noite em cima do platô.

Gastronomia

A culinária típica Roraimense é uma mistura de várias culturas decorrente da migração juntamente com a culinária indígena local. Os principais pratos demonstram como a diversidade faz parte desse estado tão singular da região norte do Brasil como o: tacacá, a maniçoba, o acarajé, o churrasco gaúcho, o Vatapá e o queijo mineiro. No café da manhã a especialidade são os derivados da mandioca ou macaxeira.

Código de área

Boa Vista/RR - 95

Melhor Época

É possível visitar o Monte Roraima o ano todo, porém a época mais adequada vai de Setembro a Março, quando chove menos. Mas cada ano é muito singular, melhor contatar o guia antecipadamente para saber as condições climáticas da região, que é muito particular. Nesse período sugerido, as trilhas são menos escorregadias, a travessia de alguns rios é menos complicada e há um pouco mais de “conforto” nos acampamentos. As viagens nos outros períodos representam uma aventura maior, compensada também pelo espetáculo das cachoeiras muito densas. A temperatura na base oscila em torno dos 20ºC e no topo por volta de 0ºC durante a noite. Portanto, a melhor época para os aventureiros é de Abril à Agosto (meses das chuvas) e para os aspirantes, os meses de Setembro à Março.

Observações Importantes

A participação no Briefing (reunião um dia antes da viagem) é obrigatória para integrar o grupo e iniciar a expedição. Nesta reunião serão passadas informações e critérios fundamentais para que a expedição aconteça dentro das normas de segurança e conduta do receptivo e do Inparques (Instituição Venezuelana que controla o Parque Nacional Canaima). O roteiro desde a saída de Boa Vista até o retorno pode sofrer alterações conforme as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.