Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da África Austral com o Oceano Índico e sua capital é a Cidade de Maputo. Um paraíso tropical, conhecido como “A Terra dos Sorrisos”, tem uma vida noturna animada em Maputo, possibilidade de mergulho as águas azuis do Arquipélago das Quirimbas entre muitos outros.

Moçambique é um autêntico paraíso, um país fantástico onde a vasta diversidade paisagística oferece um sem-fim de opções de destinos, onde pode conjugar sol, praia, Natureza, aventura, exotismo e muito mais numas férias únicas e, acima de tudo, inesquecíveis.

Antiga província ultramarina portuguesa até 1975, a terra que Vasco da Gama abordou pela primeira vez em 1498, abriu definitivamente as suas portas ao turismo há pouco mais de uma década. O visitante terá o prazer de descobrir dois “Moçambiques”: o Sul com Maputo, capital moderna e efervescente e o Norte, muito mais selvagem, e ainda uma terra de aventuras.

Com um clima tropical, as temperaturas são um convite ao disfrutar da quietude das suas praias. Mas Moçambique também se caracteriza pelas suas ilhas com caráter único e envoltas em mistérios. O arquipélago de Bazaruto oferece um espetáculo ímpar de dunas sobre um mar que varia entre o azul-turqueza e o verde-esmeralda. Mais a norte, a Ilha de Moçambique, encruzilhada de diversas civilizações e berço da nação, é um apelo a vaguear e sonhar pelo meio das suas ruelas de paralelos. Culturalmente, Moçambique sempre se afirmou como um pólo marcante em África em nível da arquitetura, da pintura, da música, da literatura e da poesia, sem esquecer o artesanato que faz as delícias dos apaixonados pela arte africana.

Entre as muitas praias e atrativos que se estendem ao longo da Ilha, salientamse, por mais conhecidas ou dispondo de melhores estruturas de apoio aos visitantes, o Arquipélago de Bazaruto, uma das principais atrações de Moçambique onde pode praticar fazer mergulho e pesca em água salgada.

O Arquipélago das Quirimbas, um dos maiores segredos da África Austral, um paraíso de ilha tropical: praias com areia branca, águas cristalinas, acomodação de luxo e, melhor de tudo, é um paraíso praticamente deserto. Parque Nacional de Gorongosa, anteriormente (antes do começo da Guerra Mundial) considerada como um dos parques mais bonitos da África (com grandes populações de herbívoros e predadores). Lá pode-se ver: javalis africanos, leões, elefantes, búfalos, gnus, antílopes africanos, leopardos, zebras, impalas, babuínos para mencionar alguns dos mais comuns.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Todas as nacionalidades precisam de visto para entrar em Moçambique. Estão isentos de visto os Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Oficiais Brasileiros e Portugueses. Passaportes Diplomáticos, de Serviços e Oficiais dos demais Países, necessitam de visto para entrar em Moçambique, estando isentos do valor relativo à TAXA DE VISTO. Preencher corretamente o Formulário do pedido de visto, imprimi-lo e anexá-lo junto aos documentos solicitados à Embaixada, para obtenção do visto solicitado (formulário, fotocopia das páginas 1 e 2 do passaporte, duas fotos 3x4, carta convite assinada e reconhecida em cartório pela pessoa que convida. Caso seja emitida pela empresa deve conter assinatura e carimbo em papel timbrada. Para enviar via correio eletrônico a carta deve ser scaneada para garantir a autenticidade e originalidade. Não existe nenhuma vacina obrigatória para Moçambique, mas poderão ser-lhe prescritas algumas relacionadas com os problemas alimentares (febre tifóide e hepatite A), em função do seu tempo de estada, locais, condições e qualidade de alojamento. É preciso, também, verificar a validade da vacina do tétano.

Localização

localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia, a noroeste pelo Malauí e Zâmbia, a oeste pelo Zimbábue, a leste pelo Canal de Moçambique e Oceano Índico, e a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia.

Idioma

Emakhuwa 25%, Xichangana 10%, Português 11% (oficial; falada por 27% da população como segunda língua), Elomwe 7%, Cisena 8%, Echuwabo 7%, outras línguas Moçambicanas 30%, outras 4%.

Moeda

Metical (MZN)

Fuso Horário

+5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

Tanzânia continental – Cristã 30%, Muçulmana 35%, e crenças nativas 35%. Em Zanzibar, mais de 99% Muçulmana.

Eletricidade

a voltagem é de 220/240V 50Hz.

Clima

Tropical a subtropical. O país inteiro geralmente segue o padrão de clima da África Austral, com queda da chuva principalmente entre Dezembro a Março.

Gastronomia

Moçambique tem, na sua gastronomia, muitas influências Indianas, Goesas e Chinesas. O caril é muito usado em toda a cozinha, do norte ao sul do país. A base da alimentação moçambicana é o milho. A partir dele faz-se uma massa que no sul é chamada de ushwa, no centro e norte chima. Esta massa é acompanhada por molhos de vegetais, como a cacana e a mboa, e também por mariscos, principalmente o camarão. O peixe seco é também muito utilizado. Moçambique é rico em mariscos entre os quais o camarão, a lagosta, o caranguejo, o cava-cava e a amêijoa. Outros ingredientes típicos são o piri-piri, o gergelim, o amendoim, o caju e o côco. Nas bebidas destacam-se as aguardentes destiladas, como a nipa e a katchulima. Também se fazem cervejas de milho, mapira, palmeira etc. Existem ainda os sumos de caju e canho.

Código de área

+258

O que levar

Recomenda-se a profilaxia da malária. Durante a estadia deve tomar medidas para evitar picadas de mosquitos (é aconselhável o uso de repelente para insetos). Só deve ser consumida água mineral engarrafada, devem evitar-se vegetais crus e a fruta deve ser bem lavada, de forma a minimizar os riscos de transtornos intestinais, frequentes em zonas tropicais. É aconselhável levar uma pequena farmácia em que sejam incluídos analgésicos, antihistamínicos, antidiarreicos, antibióticos e antissépticos.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

Junho a Outubro é a estação seca, muitas vezes com um perfeito clima tropical: céus limpos, muito sol e quase nenhuma chuva. Esta é a melhor época para a maioria das pessoas viajarem para o Moçambique.