A Bulgária é um país conhecido por seus espetaculares mosteiros, igrejas, mesquitas e ruínas romanas e bizantinas. Sofia é a capital da Bulgária, é uma cidade com 7.000 anos de história, tornando-se um fenômeno único na Europa que cria uma conexão com a remota antiguidade. Sofia tem atmosfera agitada de cidade grande e um centro compacto onde todos os principais lugares turísticos podem ser visitados a pé. Sofia localizase em uma planície 550metros acima do nível do mar e é rodeada pelas montanhas dos Balcãs e Vitosha. A Bulgária está situada na região dos Balcãs. Entre o Danúbio e os cumes arredondados da Stara Planina estendese uma planície que atravessa a metade norte do país, desde o mar Negro e o sul da Bulgária é mais montanhoso.

O primeiro Estado Búlgaro formou-se no fim do século 7, quando eslavos locais se uniram aos búlgaros, uma tribo turca da Ásia Central. O país enfrentou grandes dificuldades para se impor perante a Península Balcânica e foi dominado pelos turcos otomanos no século 14. Somente em 1908 que a Bulgária obteve total independência dos turcos otomanos, mas ainda assim ficou sob influencia da ex-União Soviética, até que tornou-se Republica Popular em 1946. Em 1990, com o fim do governo comunista, o país começou a se transformar em uma democracia e hoje é uma República Parlamentarista.

Os búlgaros cultivam as tradições associados ao ciclo de vida: nascimento, batismo, casamento e funeral. Os dias de alguns Santos são também amplamente comemorados no país, o mais famoso deles é o San Juan, St. George e St. Demetrius. As principais celebrações que búlgaros comemoram são, sem dúvida, Natal e Páscoa, estes são dias em que as famílias se reúnem, várias gerações comemoram juntos. Visitando a Bulgária os turistas podem observar vários costumes locais, muitos dos quais são exclusivos de certas regiões da Bulgária.

A rosa é o símbolo da Bulgária. A colheita da rosa era um verdadeiro ritual, hoje se tornou uma atração turística. O produtor de rosa é um dos mais antigos e tradicionais ofícios de artesanato búlgaro. Outra tradição do povo búlgaro é a produção de tapetes, fabricados durante o período do Renascimento búlgaro são excelentes obras de arte.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros não necessitam de visto de entrada de turismo. Necessário cartão de assistência de viagem com cobertura de Euros 30.000 englobando assistência médica/hospitalar e repatriação sanitária.

Localização

Sudeste da Europa na parte noroeste da Península dos Balcãs. Bulgária faz fronteira ao norte com a Romênia, ao leste com o Mar Negro, ao sul com a Grécia e Turquia e ao oeste com Macedônia e Servia.

Idioma

Búlgaro

Moeda

Lev Bulgaro (LV)

Fuso Horário

+ 4 horas (Sofia) em relação a Brasília

Religião

Predomínio da religião cristã ortodoxa búlgara (83%) seguidos de muçulmanos (12%) e outras religiões.

Eletricidade

220V

Clima

Clima temperado continental com verões quentes e secos que permite o cultivo de espécies semitropicais e invernos frios e úmidos.

Gastronomia

A cozinha búlgara é muito semelhante à cozinha grega e turca com carnes e caldos pesados. Prove o banitsa (folheado de queijo) e o mekitsa nas padarias tradicionais. O iogurte é um ingrediente muito comum utilizado na preparação de saladas, sopas e popular bebida “ayrian”, levemente salgada. Queijos como o sirene (de cabra ou ovelha), similar ao feta grego ou o kashkaval também são populares na Bulgária. O país produz vegetais com um sabor único, e por essa razão as saladas tem papel importante na culinária búlgara. A mais popular salada búlgara é o “shopska”, mas prove também a salada “obcharska”, “zhetvarska”, “kalugerska”, “dobrudzhanska” e a salada de pimentão assado.

Código de área

+359

O que levar

Recomenda-se levar roupas leves no verão e quentes no inverno. Caso goste de artesanato, aproveite para comprar artigos bordados, artigos de cerâmica e belos ícones religiosos.

O que não levar

As regras de quarentena são muito rigorosas em relação a artigos perecíveis. Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

Sugerimos visitar no período de maio a setembro